Perfuração de Rochas em BH

Perfuração em Rocha em Betim é realizada utilizando uma perfuratriz pneumática com um martelo de fundo, que destruirá a rocha no interior da perfuração e removerá suas partículas para a saída do furo, utilizando para isso ar comprimido. Aqui na Talus Engenharia você tem os melhores profissionais em Perfuração em Rocha em Betim dispostos a te atender!

A execução de perfuração em rocha é feita após verificação de uma boa investigação geotécnica da obra e a verificação da necessidade de se ultrapassar o maciço rochoso

Quais os tipos de perfuração em rochas?

No campo dos desmontes, os tipos de perfuração de rochas compõem as primeiras ações quando se deseja abrir furos em maciços. Os critérios de distribuição e geometria devem ser aplicados adequadamente, possibilitando alocar as cargas de explosivos.
Para que a aplicação destes tipos de perfuração de rochas seja feita, alguns elementos principais devem estar presentes, como:

  • A perfuratriz, fonte de energia mecânica;
  • A haste, meio de transmissão de energia;
  • A broca, que aplica a energia na rocha;
  • O fluido, que realiza a limpeza final.

Juntos, estes itens completam o ciclo de entrada de energia e evacuação dos detritos do processo.

Tipologias por equipamento

Uma das divisões entre os tipos de perfuração de rochas está nos métodos adotados. As amplas formas de se realizar a escavação com explosivos podem ser desenvolvidas através dos diferentes procedimentos:

Perfuração manual – É o tipo de perfuração de rocha realizado com equipamentos menos complexos, manuseado por um operador.
Ela é realizada em trabalhos de menor envergadura que, em maioria, não podem ser alcançados pelos maiores equipamentos disponíveis. As dimensões são as menores possíveis.
Outra possível razão para realizar uma perfuração manual é a questão funcional e econômica. Em alguns casos considerados mais simples, grandes contratações de procedimento não atendem ao necessário.

Perfuração mecanizada – Neste caso, os equipamentos são montados sobre estruturas mecânicas, nas quais a equipe de perfuração consegue controlar todos os parâmetros do procedimento.
Estas montagens podem ser, por exemplo, chassis montados sobre pneumáticos ou esteiras. Podem também ser automotrizes (de motor próprio).

Variações de perfuração por local – Para os variados tipos de obras, sejam elas de superfície ou subterrâneas, os tipos de perfuração de rochas acompanham o local a sofrer intervenção. Entre os principais, pode-se destacar:

Perfuração de bancos – Considerado um dos melhores métodos para desmonte de rochas. Através dele, dispõe-se de uma face livre para saída do material, além de facilitar uma melhor sistematização dos resultados.
Sua utilização pode acontecer tanto em projetos de céu aberto, quanto subterrâneos. Os furos também variam, podendo ser verticais, horizontais ou inclinados.

Perfuração de produção – Realizada em perfurações focadas em extrações minerais, fundamentalmente subterrâneas. Para estas, os equipamentos e métodos costumam variar de acordo com os sistemas de exploração, que podem ter diferentes características.

Perfuração de chaminés – É necessária em boa parte de projetos subterrâneos de obra pública e mineração. São feitos furos longos, os quais precisam ser bem planejados de acordo com as questões de altura da face livre e do corpo mineralizado.

Perfuração de rochas com capeamento – Estas exigem métodos especiais de perfuração. Para os maciços rochosos que já passaram por capeamentos, é preciso a perfuração com tubulações.

O que uma empresa de Perfuração de Rochas tem que ter?

O serviço de perfuração de rochas vem sendo muito solicitado tanto pelo setor público quanto pelo setor privado. Isso porque, para a realização de diversos projetos, esse procedimento se faz necessário, pois evita quaisquer tipos de acidentes, como um deslizamento, por exemplo. Assim, o procedimento para a perfuração de rochas somente é realizado após minucioso estudo.

Por tudo isso, e para que esse serviço seja realizado de maneira eficiente e com segurança, é fundamental a contratação de uma empresa especializada.

A perfuração de rochas, desde que realizada com uma empresa especialista no setor, garante:

  • Segurança;
  • Efetividade;
  • Qualidade;
  • Menor impacto ambiental.

Onde podemos usar a Perfuração em Rochas?

Normalmente são utilizados em barragens e rodovias, onde proporcionamos maior agilidade e flexibilidade nas etapas do serviço. Aliada a nossa mão de obra qualificada, conseguimos obter uma melhor produtividade, diminuindo os danos ambientais e transtornos a vizinhos.

Se você deseja encontrar uma empresa de perfuração em rocha, para assegurar que sua obra será executada no prazo, com qualidade e de forma segura, a Talus Engenharia garante!

Contamos com diversos equipamentos para perfuração em rocha e um time de profissionais especializados para auxiliá-lo no que for preciso.

O Brasil possui uma diversidade natural, onde se faz necessária a informação de qual o procedimento correto a seguir quando o assunto é perfuração de rochas. Desse modo, grandes rochas são preservadas com o objetivo de manter o meio ambiente o mais intocado possível. Por isso, quando realmente há a necessidade de efetuar a perfuração de rochas, é fundamental contar uma empresa especialista, garantindo que essa preservação aconteça.

Ficou na duvida? Entre em contato conosco:

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.