Tunnel Liner – Tipo Armco pode ser composto em aço carbono ou galvanizado. É a solução ideal para a execução de túneis de pequenos a médios diâmetros (1,20m a 5,00m) na forma circular, e túneis com dimensões variadas nas formas de elipse, lenticular, arco e passagens de veículos/pedestres, podendo ser implantados na maioria dos tipos de solo.

A técnica executiva de implantação do Tunnel Liner, empregando chapas de aço corrugado de fácil manuseio, permite escavações com avanço modular de 46 cm ou 50 cm. Com área reduzida de solo exposto, este sistema oferece maior segurança ao operador na frente da escavação. Nas flanges das chapas de revestimento, podem ser fixadas escoras metálicas para apoiar escudos frontais, reduzindo o risco de desmoronamentos.

A simplicidade da montagem, de progressão rápida, confere alta produtividade ao sistema. A cada novo segmento do túnel montado, é possível a imediata escavação do anel seguinte.

Sendo um sistema de revestimento com chapas de aço, o Tunnel Liner permite furações e adaptações dentro do túnel para contornar ou eliminar interferências, não cadastradas, que possam surgir durante a execução.

Estas características, não encontradas em outros sistemas, tornam o Tunnel Liner o processo mais econômico, seguro e versátil.

Aplicações do Tunnel Liner:

Galerias de drenagem de águas pluviais;

Redes de esgoto;

Canalizações

Passagens de veículos;

Passagens de cabos de telefonia e energia;

Passagens de tubulações de água e esgoto;

Aplicações em obras metroviárias;

Aplicações em mineração;

Recuperação de obras em galerias obstruídas ou deterioradas, (com remoção de escombros por dentro do Tunnel Liner). O avanço do túnel é feito à medida que a antiga estrutura é retirada.

O Bueiro metálico é um dos produtos mais seguros disponíveis para o tunelamento devido a:

  • Montagem completa dentro da parte interna da estrutura.
  • Placas pequenas (500 mm de largura) permitem escavações mínimas não destrutivas. Para uma maior eficiência, a escavação deve permitir a instalação de um anel completo.
  • Como todas as conexões são feitas dentro da parte executada da estrutura, a escavação precisa ser completa para permitir a montagem das placas. Isso reduz o risco de impacto na estrutura devido à vibração acima.