Telas metálicas são geocompostos de tecidos em malhas feitos a partir de arame de aço e cabos, tecidos juntos durante a produção da malha de arame hexagonal dupla torção.

Os geocompostos são particularmente adequados para utilização como um sistema de revestimento de proteção de queda de rochas ou para a melhoria da estabilidade superficial de um talude.

As principais vantagens das telas metálicas são a sua alta resistência, alta rigidez mecânica e a transferência eficiente das cargas que atuam sobre o sistema para as ancoragens superiores; desempenho alcançado a partir dos cabos de aço entrelaçados longitudinalmente.

O arame de aço utilizado na produção da malha dupla torção é fortemente galvanizado Classe A com Galfan, uma liga de zinco / alumínio . No caso de algumas telas os arames galvanizados em Galfan Classe A também são revestidos com uma camada de PVC que torna o produto mais resistente as intempéries e ambientes agressivos.

A composição dupla torção da malha ajuda a prevenir o rasgamento da malha devido a ruptura de quaisquer arames individuais.

Execução de tela metálica de alta resistência fixada por chumbadores em malha e eventualmente tirantes.

Esse tipo de proteção deve ser adotado em taludes de maciços rochosos identificados com possíveis de queda de blocos pequenos, que causem, em consequência, o descalçamento dos blocos ocorrendo aí instabilização das partes mais altas das encostas causando riscos de acidentes graves.

As telas são fixadas no topo da crista e na parte da parede da encosta, com grampos de fixação adequadamente calculados e distribuídos em intervalos regulares ou pontuais.

A tela deve ser protegida contra corrosão para garantir sua eficácia e proteção aumentando a sua vida útil ao longo dos anos.

Lembrando que antes da aplicação da tela toda uma limpeza da camada vegetal, desmonte de blocos instáveis e bate-choco devem ser realizados para a garantia da qualidade e segurança da execução de todo processo.