A cortina atirantada pode ser definida como uma placa de contenção, suportada por tirantes ancorados no maciço a ser arrimado e que tem como característica ser autoportante, ou seja, não depende de nenhum outro escoramento para conter maciços instáveis, quer eles sejam naturais, resultantes de corte ou aterro.

Dada a versatilidade dos equipamentos empregados e à sua metodologia executiva, a cortina atirantada é uma solução de grande aplicabilidade, mesmo em locais de difícil acesso e nos mais variados tipos de solo.

A cortina atirantada é empregada constantemente em contenção de encostas. Sua execução se dá em pequenos trechos alternados, isto é, vai se executando a placa de concreto (concreto projetado ou moldado in loco) em etapas sucessivas até que se complete a área necessária para conter o maciço à montante.

Tirante é uma peça composta por um ou mais elementos resistentes a tração, montada segundo especificações do projeto. Os elementos resistentes a tração podem ser barras de aço ou cordoalhas para protensão. Estes elementos são introduzidos no terreno em perfurações previamente executadas.

Simultaneamente, são executados os tirantes através da perfuração do solo ou rocha com equipamentos especiais desenvolvidos para esse propósito, onde se instala o tirante e se procede a injeção de calda de cimento para sua ancoragem. As injeções de calda de cimento sob pressão vêm em seguida, e são feitas de forma setorizada, melhorando as condições geológicas do terreno. Após a cura da calda de cimento e do concreto da cortina, é executada a protensão do tirante. A cortina atirantada é executada em um processo contínuo, seguindo uma sequência lógica que garanta sua estabilidade.

A cortina atirantada pode ser executada em locais com presença de água no interior do maciço. Essa água do solo é captada e conduzida através de elementos denominados DHP – drenos sub-horizontais profundos, aliviando o empuxo na placa de concreto.

A cortina atirantada é uma solução muito versátil para obras implantadas em topografias acidentadas, constituindo vários níveis planos e gerando áreas de melhor aproveitamento.O concreto projetado é executado através do jateamento do concreto recém misturado com utilização de bombas especiais e ar comprimido.

 

CORTINA ATIRANTADA E SUAS VARIADAS APLICAÇÕES:

Contenção de encostas naturais;

Contenção de cortes e aterros em obras rodoviárias e ferroviárias;

Contenção de cortes e aterros para constituição de platôs em terrenos acidentados.

Contenção de cavas em obras de Metrô;

Contenção de maciços de emboques na construção de túneis;

Ancoragens de lajes de subpressão;

Ancoragens de fundação de estruturas sujeitas à tombamento.