A Talus Engenharia, empresa especializada em execução de serviços geotécnicos, executa quase todos os serviços especiais do setor, consolidou-se no mercado de contenções com métodos e equipamentos próprios, que não apenas atendem às necessidades de seus clientes, mas também, o faz de maneira sustentável e com total responsabilidade com o meio ambiente.

Dentre os serviços que a Talus Engenharia é contratada, a execução de cortinas atirantadas representa uma grande parcela.

O QUE SÃO CORTINAS ATIRANTADAS E COMO ELAS FUNCIONAM?

A cortina atirantada é composta de um muro de concreto e de tirantes protendidos. Deve ser escolhida entre as técnicas de melhoria de solos e contenções que mais se adaptem ao problema apresentado e que permite a contenção de taludes naturais e de corte, por meio da execução de tirantes e drenagem.

Tirante é uma peça composta por um ou mais elementos resistentes a tração, montada segundo especificações do projeto. Estes elementos são introduzidos no terreno em perfurações previamente executadas.

Logo após é feita injeção de calda de cimento ou de outro aglutinante na parte inferior destes elementos, formando o bulbo de ancoragem, que é ligado a parede estrutural, pelo trecho não injetado do elemento resistente à tração e pela cabeça do tirante.

Os elementos resistentes a tração podem ser barras de aço ou cordoalhas para protenção. Existem detalhes específicos da montagem dos tirantes e dos cuidados com sua execução no Manual de Serviços Geotécnicos Solotrat.

No caso de execução de cortinas atirantadas é necessário um muro de concreto, devidamente calculado para transmitir o empuxo gerado pela protenção dos tirantes ao terreno, efetivando assim o arrimo.

Os taludes naturais podem ser eficientemente contidos através de cortinas atirantadas com a execução de tirantes protendidos, para prevenir ou corrigir desmoronamentos que os tornam instáveis e passíveis de rupturas e risco para pessoas e propriedades.

A Talus Engenharia executa cortinas atirantadas em qualquer local onde se precise de uma contenção eficiente.

Uma vez que estejamos de posse de um projeto de contenção em cortinas atirantadas nossos engenheiros e técnicos estudarão a melhor e a mais segura maneira de executá-lo, preservando o seu entorno de impactos ambientais.

A técnica de execução de cortinas atirantadas que a Talus Engenharia adota em suas obras consiste principalmente em executar perfurações no solo para instalação de barras de aço, os tirantes, dotados de mangueiras e tubos especiais de injeção.

As injeções de calda de cimento sob pressão vêm em seguida, e são feitas de forma setorizada, melhorando as condições geológicas do terreno. O terreno que você quer conter será modificado para melhor com qualquer um destes processos de contenção.

No caso presente o paramento tem que ser de concreto armado pois os tirantes são ancoragens ativas e reagem contra a parede.

OS PROCESSOS SÃO EXECUTADOS DE ACORDO COM AS NORMAS TÉCNICAS EXISTENTES NO PAÍS.

Ao realizar uma contenção com cortinas atirantadas, todas as etapas serão devidamente supervisionadas e apresentadas em boletins, para sua completa ciência, além de uma execução dentro dos mais rigorosos padrões de segurança do trabalho, qualquer que seja a contenção escolhida.

Então, precisa de Engenheiro Geotécnico? A Talus Engenharia tem engenheiros especialistas para lhe atender:

Ligue para (31) 99112-6453 / (31) 99994-8082ou clique aqui e entre em contato por email.

Via: engenharia360

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.