Algumas obras possuem condições problemáticas de subsolo e, dependendo das características da obra, o tratamento do subsolo pode ser uma solução interessante. A injeção de calda de cimento é utilizada em obras como as PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) para melhoramento do leito das barragens destas quando elas estão localizadas em local onde o subsolo consiste de rocha fraturada permeável. As injeções de calda de cimento podem ser utilizadas também para melhoria da resistência do solo e a redução da sua compressibilidade e para melhorar as condições de estabilidade.

A injeção de calda de cimento é usada na solução de problemas em engenharia, principalmente para a correção e tratamento de solos e maciços rochosos, recalques diferenciais em fundações. Sua função tem o intuito de: retirada e redução de vazamento a níveis aceitáveis de barragens de solo, concreto, reduzindo a perda d’água por percolação e vazamento, devido a vício da construção, nestes maciços; controlar a pressão d’água dentro do maciço da fundação e no contato estrutura – fundação da barragem, deixando a barragem estável; melhorar a resistência mecânica e as propriedades elásticas das rochas fraturadas; consolidação de solos moles, melhorando a capacidade de carga e suporte destes tipos de solos.

Este sistema de injeção pode ser utilizado para correção e tratamento de solos/maciços rochosos e recalques diferenciais em fundações.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

  • Consolidação de solos moles;
  • Melhorar a resistência mecânica e as propriedades elásticas das rochas;
  • Controlar a pressão d’água, dando estabilidade à barragem;
  • Cessar e reduzir vazamentos em barragens de solo e/ou concreto, reduzindo a perda d’água por percolação e vazamento.

APLICAÇÕES:

Impermeabilização: Destina-se a preencher as fissuras e descontinuidades de qualquer tipo de rocha de fundação. Provocam a perda de carga hidrostática, reduzem a percolação d’água e a subpressão.

Consolidação: Aumenta a compacidade das rochas, melhorando a sua resistência mecânica e seu modulo de elasticidade. Emprega-se em rochas fraturadas de baixa resistência e refletem na sua impermeabilização.

Colagem: Aumentam a aderência na interface barragem e fundação contribuindo para redução da permeabilidade pela subpressão.

Preenchimento ou Contato: Elimina os vazios de estruturas de drenagem e concretos e é executado com baixas pressões.

Execução de Tirantes Ancorados no Terreno e Ensaios.

O tratamento é feito pela injeção no maciço a uma determinada pressão. Este material pode ocupar os vazios existentes, romper o maciço e nele se alojar, provocando o adensamento das camadas adjacentes, ou se impregnar em seus vazios. O material a injetado pode ser: calda de cimento; argamassa; solo-cimento ou compostos químicos. Usualmente são injetadas caldas de cimento. O procedimento básico para se executar os trabalhos envolve os seguintes passos:

a) Execução de um furo que atravessa a camada a ser tratada;

b) Colocação de um tubo de PVC rígido com válvulas manchete;

c) Injeção do material com o uso de um obturador.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *