Dreno Horizontal Profundo (DHP), é um dispositivo construído com tubos perfurados ou ranhurados, revestidos com manta geotêxtil, geossintética ou tela de nylon, que quando instalados em perfurações sub-horizontais captam e conduzem para fora a água contida no interior de maciços. Normalmente, o dreno horizontal profundo DHP é instalado com inclinação de 5 a 10 graus com a horizontal, em perfurações com diâmetros que variam de 2 a 4 polegadas e montados com tubos PVC ou metálicos de diâmetro entre 1 ½ e 3 polegadas.

PARA QUE SERVE O DRENO HORIZONTAL PROFUNDO (DHP)?

O comprimento de um dreno horizontal profundo DHP pode atingir até 100 metros, mas os comprimentos mais utilizados ficam no entorno de 10 a 20 metros. Como o diâmetro dos tubos é relativamente reduzido, é necessária uma grande quantidade de perfurações ou ranhuras ao longo do seu comprimento para se drenar a água do subsolo.

A quantidade e comprimento do dreno horizontal profundos DHP necessários, varia de acordo com a geometria do nível de água e permeabilidade do solo constituinte do maciço que determinará o volume de água a ser drenado. Os drenos sub-horizontais profundos são previamente montados em bancadas para posterior introdução em perfurações do maciço. As perfurações são executadas por perfuratrizes dotadas de trados ou tubos, através dos quais se circula água ou ar comprimido para transporte do material escavado.

ONDE APLICAR DRENO HORIZONTAL PROFUNDO DHP?

O dreno horizontal profundo DHP pode ser aplicado em drenagem para estabilização de encostas naturais ou estabilização de cortes e aterros.

A TALUS ENGENHARIA TEM A SOLUÇÃO IDEAL PARA VOCÊ

Com vasta experiência na elaboração e execução de projetos relacionados ao uso de Dreno Horizontal Profundo (DHP) a Tallus Engenharia trabalha com soluções personalizadas.

Para saber mais sobre Dreno Horizontal Profundo DHP

Ligue para (31) 99112-6453 / (31) 99994-8082ou clique aqui e entre em contato por email.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *