biomanta também conhecida como tela vegetal é um biotêxtil translucido e flexível, constituído de fibras mistas: 70% de fibras desidratadas (palha) e 30% de fibras de coco, entrelaçadas por meio de uma costura industrial longitudinal, com fios resistentes degradáveis de polipropileno e outras substâncias.

A biomanta possui alta resistência e é enrolada em bobina e embalada por filme plástico. Protege o solo da erosão superficial retendo a umidade por mais tempo, e essa retenção propicia condições mais adequadas de germinação e desenvolvimento das espécies vegetais semeadas, além de fornecer nutrientes e servir de fonte de matéria orgânica para o solo, auxiliando em sua estruturação.

As biomantas também proporcionam sombreamento, retenção da umidade no solo e quando implantado o trabalho de reconstituição vegetal, a biomanta facilita a germinação de sementes do local. Sem contar que a biomanta protege o solo contra o impacto direto da chuva e mantém boa umidade e proteção das sementes lançadas.

Aplicações

As biomantas podem ser aplicadas em qualquer tipo de solo ou superfície inclinada, diretamente sobre a área que deseja proteger com finalidades estéticas, ambientais e para estabilização de solos. A composição, degradabilidade, gramatura e resistência das biomantas variam e devem adequar-se às necessidades dos projetos de recuperação e proteção ambiental específicos, já que cada uma destina-se a diferentes situações e, consequentemente, aplicações.

Mas de modo geral a biomanta pode ser aplicada em projetos especiais para mitigar grandes distúrbios ambientais, projetos de bioengenharia, proteção de margens de cursos d’água e reservatórios hidráulicos, rodovias, ferrovias, aeroportos, polidutos, drenagens de alto fluxo, minerações, áreas pantanosas, brejos, taludes de corte e aterro de qualquer inclinação, solos com grande suscetibilidade à erosão, proteção de aterro sanitário e resíduos industriais.

Vantagens

A biomanta protege o solo contra a erosão, facilita a germinação de sementes, facilita a manutenção de nutrientes do solo, permite fixar melhor as sementes e os fertilizantes utilizados no processo de plantio, diminui a fluidez de água superficial, protege as margens de cursos d’água, altera substancialmente o tempo de revegetação (processo de reflorestamento de áreas degradadas), permite o plantio durante todo o ano, mesmo na seca, impede a degradação do solo por efeitos do vento, mantém umidade do solo, facilita a infiltração de águas no solo e diminui o assoreamento de cursos d’água.

Ficha técnica

Comprimento (m): 33,40

Largura (m): 1,50 ou 3,00

Área da bobina (m2): 50,00 ou 100,00

Gramatura da matriz orgânica (g/m2): 500

Peso da bobina (kg): 25,00 ou 50,00

Longevidade (meses): 30-48

Resistência à tração (kgf/m): 55,00

Diâmetro da bobina (m): 0,45

Espaçamento entre linhas (cm): 5,00

Comprimento do ponto (cm) 6,00

Inclinação máxima do talude (H:V) 1:2

Sustentabilidade à erosão: média/alta

 

 

Recommended Posts