A Engenharia de Geotecnia é uma das áreas de atuação do engenheiro civil, hoje vamos falar um pouco sobre a engenharia geotécnica ou geotecnia, especialidade da Talus Engenharia, que se trata da junção de três ciências:

  • Geologia de engenharia
  • Mecânica dos solos
  • Mecânica das rochas

engenheiro geotécnico atua em projetos de escavação, túneis, compactação de aterros, tratamento de fundações, instrumentação de obras, percolação de fluxos em solos e rochas, contenções etc

tunel

A engenharia geotécnica está diretamente ligada à terramecânica, que prevê a atuação de maciços terrosos quando sujeitos a alterações causadas por obras. A Geotecnia está associada de forma geral a todos os ramos da geologia.

O engenheiro especializado em geotecnia está habilitado a trabalhar no segmento que lide direta ou indiretamente com o solo. Na realização das sondagens no terreno, ele é responsável por identificar as camadas do solo da região, reconhecer as propriedades mecânicas e geotécnicas.

Primeiro passo é adquirir experiência em canteiro de obras, pois, sendo recém-formado será muito difícil iniciar a carreira nesse campo de atuação. O mercado de trabalho valoriza bastante a experiência profissional nessa especialidade.

O engenheiro geotécnico calcula e projeta, mas apenas no canteiro terá acesso as diversas metodologias, desafios e soluções como por exemplo a afinidade com a execução de cálculo estrutural, pois irá atuar na investigação dos solos, elaboração de projetos de fundações, contenções e escavações, supervisão de serviços de terraplanagem e perícias técnicas.

Então, precisa de Engenheiro Geotécnico? A Talus Engenharia tem engenheiros especialistas para lhe atender:

Ligue para (31) 99112-6453 / (31) 99994-8082ou clique aqui e entre em contato por email.

Via: engenharia360

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.